A PUBLICIDADE NO ENSINO SUPERIOR: NOVAS PERSPECTIVAS, NOVOS RUMOS
EDUARDO J. M. CAMILO
GISELA GONÇALVES
Universidade da Beira Interior

Abstract:

Com a implementação do Tratado de Bolonha o ensino superior vai ser alvo de transformações radicais que não assentarão, exclusivamente, nas novas estruturas curriculares relativamente aos graus de licenciatura, mestrado e doutoramento. É o caso, entre outros, da problemática das competências (que habilitações deverão ser atribuídas aos estudantes no âmbito da licenciatura, mestrado e doutoramento?), dos regimes lectivos (o que é isso de uma ‘formação em regime tutorial' e do ‘ensino para a acção'?) ou das crescentes relações entre a academia e o mundo do trabalho (em que medida é importante avançar para uma ‘creditação dos cursos' através de associações profissionais).

É neste novo contexto que se pretende reflectir sobre a educação da publicidade no ensino superior em geral e, na Universidade da Beira Interior, em particular. Em 1ª lugar, importa equacionar as razões subjacentes à formação universitária em publicidade no âmbito dos cursos em ciências da comunicação. De seguida, urge definir alguns rumos de funcionamento do ensino da publicidade na universidade e estabelecer desafios, tanto de cariz pedagógico, como científico. Finalmente, através da apresentação da nova estrutura curricular do curso de ciências da comunicação da Universidade da Beira Interior, respectivamente aos graus de licenciatura, mestrado e doutoramento, tentar-se-á demonstrar de que modo a organização curricular dos estudos sobre Publicidade reflecte alguns dos rumos e desafios entretanto estabelecidos.
Organização: Universidade da Beira Interior // LabCom // Sopcom // 2006
Início // Apresentação // 18 Out // 19 Out