ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA - UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA
ALEXANDRA GUEDES PINTO
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Abstract:

Os painéis das II Jornadas de Publicidade e Comunicação da Universidade da Beira Interior reflectem uma cadeia de domínios que raramente vivem em sintonia e que integram: o que se produz na área técnico-científica da Publicidade; o que se ensina nesta mesma área e as necessidades do mercado relativamente aos profissionais que aqui se licenciam. Esta falta de comunicação advém, em grande medida, da heterogeneidade da área disciplinar, mas é combatível por uma maior comunicação e interacção entre os diferentes intervenientes da mesma.

Uma perspectiva linguística da publicidade é uma das abordagens científicas possíveis e necessárias da publicidade que contribui para compreender melhor o texto publicitário e ajudar a estruturar áreas como a do copywriting para publicidade.

Os preceitos que os “manuais” de copywriting registam sobre as técnicas de redacção em Publicidade dificilmente têm validade científica, sendo alguns deles difíceis de integrar do ponto de vista pedagógico. O enquadramento linguístico desta questão permite dar mais corpo científico e pedagógico à área da produção de texto publicitário, tornando a formação dos profissionais mais rigorosa e competente.

A escrita publicitária diferencia-se de outras formas de escrita, como, por exemplo, a jornalística, a poética, a ensaística, a didáctica, por características específicas que é possível isolar e que tornam os textos publicitários um tipo de discurso à parte.

Este estudo refere algumas destas características, bem como a metodologia usada para as isolar.
Organização: Universidade da Beira Interior // LabCom // Sopcom // 2006
Início // Apresentação // 18 Out // 19 Out