QUARTA-FEIRA 18.OUT

14h00
SESSÃO DE ABERTURA
Moisés de Lemos Martins (Presidente da SOPCOM)
Paulo Serra (Presidente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior )
Francisco Costa Pereira (Presidente do GT de Publicidade e Comunicação/SOPCOM)


14h30

Painel nº 1
”EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DO MERCADO”

Qual o perfil profissional dos publicitários? Que expectativas têm os anunciantes e os profissionais da publicidade sobre a formação ministrada nas licenciaturas em Ciências da Comunicação?

Participantes

Paulo Ribeiro Cardoso (Universidade Fernando Pessoa)
O mercado publicitário e o ensino da publicidade em Portugal

Vítor Centeno (Associação Portuguesa de Anunciantes)

Luís Rosendo (Associação Portuguesa de Agências de Publicidade)

Moderação

Helena Pires (Universidade do Minho)


17h30
Painel nº 2
“A PEDAGOGIA DA PUBLICIDADE NO ENSINO SUPERIOR ”

Como ensinar publicidade na Universidade? Como fazer reflectir o novo espírito, fortemente teórico-prático e tutorial, que está subjacente ao tratado de Bolonha no ensino da comunicação e da publicidade? Será pertinente a opção de organizar conteúdos programáticos estandardizados para facilitar a mobilidade dos estudantes e dos docentes no espaço académico português e europeu?

Participantes
Gisela Gonçalves e Eduardo Camilo (Universidade da Beira Interior)
A Publicidade no ensino superior: novas perspectivas, novos rumos

Jorge Veríssimo (Escola Superior de Comunicação Social - IPL)
O ensino da Publicidade: a visão da ESCS

Helena Gonçalves (Universidade do Minho)

Álvaro Lima Cairrão (Universidade Fernando Pessoa)
A publicidade no ensino superior: education why ? e o Tratado de Bolonha

Moderação

Ivone Fereira (Universidade da Beira Interior)

Organização: Universidade da Beira Interior // LabCom // Sopcom // 2006
Início // Apresentação // 18 Out // 19 Out